Por Amy Opoka, Arquivos da Walt Disney
As mulheres trabalham no The Walt Disney Studios desde que foi inaugurado na década de 1920. Aqui nos Arquivos da Walt Disney, adoramos iluminar alguns desses incríveis pioneiros!
Berta “Bea” Tamargo nasceu em 1928 em Havana, Cuba, mas se mudou com a família para Miami quando tinha 10 anos. Ela começou a estudar arte no ensino médio e se apaixonou por isso.
Quando sua família se mudou para Los Angeles, Bea decidiu conseguir um emprego no The Walt Disney Studios. Ela foi contratada como Inker para o Departamento de Tintas e Pinturas em 1946. Seu talento para o desenho logo foi reconhecido e ela foi promovida a Assistente de Animação. Ela era uma das poucas mulheres que trabalhavam no Departamento de Animação naquela época.
Bea trabalhou nos longas-metragens Cinderela (1950), Alice no País das Maravilhas (1951), Peter Pan (1953) e A Dama e o Vagabundo (1955). A Biblioteca de Fotos dos Arquivos da Walt Disney abriga fotos de Bea em ação, incluindo imagens da artista trabalhando em Lady durante a produção de A Dama e o Vagabundo em 1954.
A formação e as habilidades linguísticas de Bea também foram um recurso valioso para o Walt Disney Studios. Ela foi chamada em muitas ocasiões para ajudar a interpretar e traduzir para dignitários de língua espanhola e convidados que visitavam os estúdios. Ela também ajudou a linha de produção de dublagens de desenhos animados com origens latino-americanas e, ocasionalmente, serviu como modelo vivo.
Com uma lista tão longa de talentos, estamos honrados que Bea passou seus anos de formação criando magia no Walt Disney Studios! Obrigado, Bea!
👍