O método produz deformações com preservação de detalhes totalmente controladas por curvas 3D.
De acordo com a empresa, o método começa com um sistema de rigging (hirarquia de controladores de "ossos" que permitem o movimento e animação de um personagem) baseado em spline (Um spline é uma curva definida matematicamente por dois ou mais pontos de controle. Também conhecido como Curva de Bézier) no qual os artistas podem desenhar e articular curvas esparsas que descrevem perfis de superfície.
"Ao analisar o layout das curvas manipuladas, quantificamos a deformação ao longo de cada lado da curva, independentemente da conectividade da malha, separando assim os controladores de articulação da representação da superfície subjacente."
Em seguida, produz uma otimização de deformação que reconstrói os detalhes da superfície. Nesse processo, a Pixar introduz um algoritmo que liga a curva à malha de superfície cortando os elementos da malha em polígonos menores. Em seguida, deriva "uma transferência de funções numérica sensível ao corte que fornece interpolações harmônicas com descontinuidades da curva".