O programa Art of Storyboarding do Cartoon Network reúne artistas experientes dos programas do estúdio, que oferecem uma variedade de pontos de vista sobre o que é necessário para fazer bem este trabalho. Eles concordam em uma coisa: os storyboarders merecem mais crédito. Os quatro participantes são Julia Pott, criadora de Acampamento de Verão e ex-escritora de Hora de Aventura ; Alabaster Pizzo, um cartunista independente e artista de storyboard em Acampamento de Verão ; Mic Graves, diretor da série O Incrível Mundo de Gumball ; e Chuck Klein, que fez o storyboard de Gumball e muitos outros programas, e agora está supervisionando o produtor de Maçã e Cebola.
1. Conheça seus personagens. Pizzo começa desenhando os desenhos algumas vezes. Dessa forma, ela passa a gostar deles: “Quase consigo conhecê-los pessoalmente”. Klein muitas vezes representa ele mesmo seus gestos e expressões, em sua mesa ou na frente de um espelho. 2. Não comece desenhando as cenas que você gosta. Essa é uma maneira infalível de ficar sem tempo, diz Pott. A abordagem ideal é fazer um storyboard cronologicamente, sem se concentrar muito em bits específicos. Se você não estiver satisfeito com uma cena, deixe-a e continue - “você terá tempo para voltar a ela mais tarde”. Pizzo começa desenhando esquemas gerais de cada cena: “É realmente muito útil manter as coisas organizadas.” 3. Não fique muito preocupado com seu trabalho. Pott invoca uma metáfora: “Você deveria olhar para um storyboard como dois médicos olhando para um corpo que estão prestes a operar. Não pertence a ninguém - você está apenas tentando consertar o corpo. ” Graves observa que os artistas sempre terão que retrabalhar seus storyboards, devido a mudanças no roteiro ou na encenação, ou por outros motivos. “Faz parte do processo.” 4. Faça um esboço em post-its. Pott e Graves juram por esse método. “Você não pode ficar muito precioso quando trabalha assim”, observa Graves. “Trabalhamos rápido e pequeno.” 5. Estude cinema. Embora o bom desenho ajude, não é crucial para a arte do storyboard, diz Graves. O trabalho é mais “ser capaz de comunicar suas ideias”. Ele aconselha os artistas a passarem mais tempo absorvendo a linguagem visual. “Se você entende a linguagem do cinema ... isso é igualmente válido.” 6. Não seja muito exibicionista - especialmente na comédia. “Se você encenar algo lindamente”, diz Graves, “com ângulos dinâmicos e todo tipo de coisa, isso tende a dominar a piada”. Pizzo concorda que a simplicidade é a chave - ajuda as pessoas mais adiante no processo. 7. Seja conhecido. Pizzo sugere maneiras de se destacar: “Vá a eventos, converse com as pessoas, entre nas redes sociais, entre em contato com pessoas que você acha que seriam suas colegas, crie um portfólio de trabalhos, poste muito online, faça perguntas, pergunte sobre vagas de emprego. ” 8. Seja profissional. Conselho de Pott: “Seja pontual, limpe seus quadros, seja um recurso ao qual as pessoas possam recorrer e colaborar.” Klein concorda: “Não ligue. Não faça apenas o que está escrito no roteiro”. Ah, e aperte o botão Salvar regularmente. Pizzo perdeu toneladas de trabalho devido a quedas de energia. 9. Fique motivado. Em sua juventude, um produtor disse a Klein que “nunca trabalharia neste negócio”. Ele encarou isso como um desafio e redobrou seus esforços, e finalmente conseguiu um emprego na indústria de animação aos 34 anos. Ele admite que não trabalha tão rápido quanto alguns colegas - “Eu luto” - mas sua paixão o leva adiante. 10. Faça um trabalho pessoal. Pott lembra que ela estava constantemente fazendo suas próprias coisas entre os empregos. “Todas as minhas ideias e trabalhos futuros vieram dessas peças pessoais.”
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Muito bom. 👏👏👏