top of page

Qual é a diferença entre um roteiro de animação e live-action?

Vanessa Centeno



Se você é um amante dos filmes e séries de animação e live-action, já parou para se perguntar se existe alguma diferença entre os roteiros dessas duas produções tão diferentes uma da outra?


Para nos inteirarmos nesse meio, fizemos uma entrevista exclusiva com o Professor de cinema de animação da UFPel, André Macedo, que nos contou sobre a diferença entre um roteiro de animação e de um filme live-action.


“As diferenças são muitas. Devido à necessidade de ter o máximo de controle de produção, um roteiro de animação considera aspectos como custo da produção, nível técnico da animação e características da linguagem”

No live-action, o roteiro pode ser mudado em qualquer etapa da produção e o perfil de quem escreve um roteiro normalmente é de alguém que já viveu todo o processo de produção de um filme e conhece muito bem a sua linguagem.


Na animação, o domínio da linguagem envolve uma noção de Timing, princípios de animação e narrativa fantástica, essas características podem variar dependendo da técnica de animação envolvida.


O roteirista de live-action lida com takes longos e muitos planos detalhe, o que torna a narrativa mais sutil. Já na animação “existe uma tendência ao exagero e ênfase no design gestual completo”, conclui André.



Pra você que sempre sonhou em ser um diretor de cinema a oportunidade chegou até você!


Depois de uma semana de pausa, sem matérias, voltamos uma novidade muito especial: Um curso para formação de diretores de animação!

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 11 de outubro. O curso será realizado nos dias 11, 12 e 13, totalmente gratuito, para todos que quiserem participar! (Vai ter certificação pela UFPel!)


Em caso de dúvida ou mais informações, entre em contato com o Prof. André Macedo, através do whatsapp (53) 981340926.


92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page