top of page

IFAC abre inscrições para projetos de curta-metragem

Promove projeto de curta- metragem - Divulgação/ Ifac

As produções devem tratar sobre temas que abrangem cidadania e direitos humanos


Caetano Retzlaff



O Instituto Federal do Acre (Ifac), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), abriu inscrições para submissão de projetos de curta-metragem. De acordo com o edital, o programa vai selecionar seis propostas que envolvam gêneros de ficção, documentário, drama, terror ou animação.


A ação “Ifac Curta-Metragem”, elaborada pela Proex, tem como objetivo incentivar a produção audiovisual, desenvolver e promover a formação da inovação da linguagem do cinema e valorizar a diversidade de culturas.


As inscrições estão abertas até 30 de setembro e devem ser realizadas por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).


Os projetos que forem aprovados irão receber R$ 2 mil para custeio da produção audiovisual. Além do mais, o estudante indicado por cada projeto irá ganhar uma bolsa no valor de R$ 400,00 por quatro meses.


Segundo o edital, os curtas-metragens precisam exibir temáticas sobre direitos humanos e cidadania, tendo o objetivo de apresentar uma crítica social, participação social, orientação sexual, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, identidades, pessoas com deficiência, igualdade de gênero, étnico racial e todos os temas com relação à garantia dos direitos dos cidadãos.


Além disso, para a produção dos filmes, os participantes podem usar equipamentos como aparelho celular, câmera digital e filmadora. Contudo, esses produtos precisam apresentar boa qualidade de imagem e som.


As produções devem ter duração de 1 a 15 minutos, sendo obrigatoriamente gravados na língua portuguesa (do Brasil). Além disso, precisam conter legendas em português (do Brasil) e traduzidos na Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Os filmes serão analisados e avaliados por profissionais de áreas específicas, a partir de critérios no edital. Assim, o resultado final tem previsão para ser divulgado em outubro. As propostas escolhidas devem ser produzidas entre o período de 15 de novembro a 15 de dezembro de 2022 e de 01 de fevereiro a 30 de abril de 2023.


9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page