top of page

Diferentes tipos de família e seu retrato nas animações

Assistir a um desenho animado é uma das primeiras formas que as crianças têm de descobrir mais sobre o mundo e, também, perceber que existem várias maneiras de fazer parte dele


Famosos personagens Lilo e Stitch, da animação de mesmo nome. Foto: Disney/Reprodução

Todo mundo tem aquela animação que, só de lembrar, dá uma sensação de nostalgia e aquece o coração! Imagino que você, leitor, ao entrar nessa matéria também já tenha pensado em um filme de infância, não é?


De fato, um dos primeiros contatos que temos com o mundo em que vivemos para tentar entender nossa participação nele é através dos desenhos animados. Por conta disso, é importante que, desde cedo, se entenda a existência de uma pluralidade de pessoas com as mais autênticas personalidades e diferentes maneiras de viver.


Apesar de termos a consciência de que o cenário ainda está longe de ser o ideal, atualmente temos muito mais opções de filmes animados que mostram vários caminhos a serem seguidos. Além disso, reconhecemos como a representatividade se torna cada vez mais relevante para as pessoas e, principalmente para as crianças, que conseguem se enxergar no que assistem na TV, proporcionando assim uma sensação de pertencimento e conforto.


Levando tudo isso em conta, mostrar também as diferentes combinações de família existentes é de muito importante para os pequenos, não só pelo lado do auto reconhecimento, mas também por incentivar o respeito em relação aos outros indivíduos de sua convivência.


Depois dessa introdução bonitinha, vamos te mostrar um Top 3 animações que, além de exemplificar as questões citadas, vão te fazer relembrar momentos muito agradáveis da sua própria infância! Vamos lá?


Lilo & Stitch

Foto: Disney/Reprodução

Sim, começamos com um clássico para as crianças dos anos 2000! Lançado em 2001, Lilo & Stitch tem se tornando uma das animações mais queridas da Disney.

O filme conta a história de uma menina chamada Lilo, que mora em uma pequena ilha no Havaí com sua irmã mais velha, Nani. Um dia, Lilo encontra Stitch, um alienígena que, aos olhos da menina, se parece com um estranho cachorrinho.


Mesmo que tenha sido lançada há mais de duas décadas atrás, o filme mostrava uma realidade diferente daquela vista em muitas animações - quem já assistiu o filme sabe que Nani luta para trabalhar e dar uma vida boa para sua irmã depois da morte dos seus pais. Junto com Stitch e, apesar de todas as dificuldades retratadas no início, os três formam uma pequena família no Havaí.


“Ohana quer dizer família, e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer” - Lilo & Stitch (2001)



Meu Malvado Favorito

Foto: Reprodução

Quase uma década depois, “Meu Malvado Favorito”, o primeiro da atual trilogia, foi lançado nos cinemas em 2010. Na obra, o personagem principal Gru tem o diabólico plano de roubar a lua com a ajuda de seus ajudantes, os famosos minions.


O que ele não esperava era encontrar Agnes, Margô e Edith, três meninas que, ao longo da trama, começam a fazer parte da vida de Gru. Abandonando (quase que completamente) sua vida de supervilão, Gru adota as irmãs que, junto aos minions, formam uma grande família.



Ron Bugado

Foto: Locksmith Animation

Para fechar esse top 3, não vamos deixar de fora essa animação, que esteve nas salas de cinema no ano passado. Ron Bugado mostra a vida do jovem Barney, um menino de 11 anos que mora com seu pai e sua avó. Na história, todos amigos de Barney estão ganhando o novo lançamento do momento: um pequeno robô com tecnologia avançada chamado Ron.


Após ganhar o presente comprado pelo pai, Barney percebe que seu Ron veio com vários problemas tecnológicos e “bugs”. No início, não pareceu a melhor das ideias. Entretanto, depois de um tempo de convivência com seu robôzinho, ele percebe que os “defeitos” do seu Ron fazem com que ele viva grandes momentos e se divirta muito em sua companhia.


Se quiser conferir mais animações com essa mesma temática, acesse essa matéria da Bebê.com para encontrar algumas bem interessantes!

https://bebe.abril.com.br/familia/8-animacoes-com-diferentes-tipos-de-familia-para-assistir-com-as-criancas/


25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page