top of page

As principais faculdades de animação no Brasil

Entre os quatro principais cursos de especialização em animações, dois são de instituições federais


Vanessa Centeno


O Brasil tem se destacado no cenário da animação, fazendo sucesso com o público e a crítica em produções de séries, curtas, longa metragens e outras obras premiadas dentro do mercado publicitário.

Como prova disso, podemos citar a indicação de “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, ao Oscar de animação em 2016. Outros sucessos são Irmão do Jorel, Tromba Trem, Meu Amigãozão e Historietas Assombradas, exibidos em canais como Cartoon Network, TV Brasil, TV Cultura e Discovery Kids.

Essa efervescência abre portas para uma carreira que antes só era possível fora do país: a de animador.


O profissional que se forma em Animação tem um amplo mercado de atuação, ainda que não seja especificamente no cinema. Os caminhos mais tradicionais são na área de artes digitais, música e teatro.

Hoje, na era digital, a formação de animador abre uma grande variedade de oportunidades, como dentro das áreas de marketing, publicidade, televisão, modelagem 3D, produção de brinquedos infantis, jogos digitais e, claro, no cinema.

Confira aqui as quatro principais instituições que oferecem o curso de Animação no Brasil:


1.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Uma das faculdades de animação mais tradicionais e conceituadas do país é a da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Até 2009, a especialização em animação era oferecida como uma habilitação dentro do curso de Artes Visuais, mas em função da grande procura, foi criado um novo curso voltado exclusivamente para a animação e artes digitais, agora com o nome de Cinema de Animação e Artes Digitais.

O curso da UFMG, antes consolidado no ensino de animação tradicional clássica, agora abrange também o 3D e 2D digital.


2.Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

A nossa queridinha UFPEL também está nessa lista, oferecendo o curso de animação em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

A UFPEL oferece a graduação em Cinema de Animação em um curso de quatro anos, que abrange os principais aspectos da profissão.

Inaugurada em 2007, a especialização já possui profissionais atuando na área e tem se mostrado uma ótima opção para quem pretende seguir a carreira.


3. Faculdade Melies de Tecnologia

Entre as faculdades particulares, uma das que mais se destaca é a Faculdade de Melies de Tecnologia, que fica em São Paulo capital, possuindo foco na indústria.

O destaque é para o curso de pós graduação em Animação 2D, mas a instituição oferece também graduação em Animação 3D.


4. Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

A FAAP, com o bacharelado em Animação, foi a primeira a oferecer o curso no estado de São Paulo. Entre suas abordagens estão: desenho conceitual, direção de animação 2D, 3D e stop motion, fotografia, colorização, edição, design de games, produção executiva, distribuição e exibição.



Cursos tecnólogos de animação no Brasil


Uninter - Entre as instituições particulares que oferecem o curso de animação 2D E 3D, a Uninter tem a modalidade EAD, com duração de dois anos.

Senac - A instituição oferece o Curso de Graduação Tecnologia em Design de Animação, com duração de dois anos.


Se você sonha em passar uma temporada fora do Brasil para estudar, também existem escolas de renome no exterior. Entre as mais tradicionais estão a Gobelins, na França, a Cal Artes, nos Estados Unidos e a Vancouver Film School, no Canadá.

Os cursos oferecidos por essas instituições já são consolidados no cenário da animação mundial, tendo a maioria dos profissionais formados nessas universidades, atuando hoje em grandes produções.


30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page