top of page

7 Clipes musicais que foram feitos em animação

Atualizado: 5 de nov. de 2022

A animação está presente em muitos setores, desde a cultura até a área comercial. Hoje vamos falar sobre clipes musicais incríveis que foram feitos utilizando a animação!



Vanessa Centeno


Desde a primeira projeção pública de imagens animadas, em 1892, podemos observar como o cinema se reinventa e usa a tecnologia, junto à criatividade ao seu favor. Não somente os cineastas, mas os músicos também usam esse artifício em seus clipes! Quem não gostaria de se ver como um desenho animado, não é o mesmo!

Por isso, trouxemos a vocês uma seleção incrível de clipes musicais que foram feitos em animação!


  1. Dua Lipa – Hallucinate

A cantora Dua Lipa lançou seu dançante “Future Nostalgia” durante a pandemia, uma das músicas mais animadas do álbum é “Hallucinate”. Ela utilizou em seu clipe uma animação super elaborada, mas ainda assim tiveram fãs (ou seriam haters?) que reclamaram que queriam um clipe “melhor”.

Bem direta, a cantora respondeu ressaltando o fato de que o mundo estava passando por uma quarentena, sendo assim esse seria o jeito o mais seguro no momento para liberar clipes! Certíssima.



  1. Billie Eilish - You should see me in a crown

Nas mãos de Takashi Murakami, um artista plástico japonês famoso por misturar pop-art com as belas-artes asiáticas, Billie Eilish se tornou um personagem de anime. O vídeo transforma a cantora em uma animação e a coloca para dançar e encarar sua versão sombria!



  1. Duda Beat - Pro Mundo Ouvir

Em entrevista à GQ, Duda conta que se uniu à artista Maria Ilka Azevedo para criar um clipe feito com animações a partir de cenas originais, novamente um artifício utilizado durante a pandemia.

Ao todo, foram 1,5 mil desenhos onde a cantora embarcou, ao lado de Camila e Luiza de Alexandre, em uma viagem no espaço para propagarem o amor através de ondas sonoras.



  1. Pitty - Na sua Estante

A música foi o último single do segundo álbum de Pitty, “Anacrônico” e foi a única faixa do disco que ganhou um clipe, que é repleto de referências ao livro “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum.

O vídeo rendeu o prêmio de Videoclipe do Ano no VMA em 2007. A direção do trabalho em animação ficou por conta de Sérgio Guilherme Filho e Thalita Galvani, e já ultrapassou mais de 160 milhões de views!



  1. Péricles feat. Maria Helena - Super fantástico

Para o dia das crianças, o cantor de pagode Péricles e sua filha Maria Helena, de 3 anos, estrelam juntos uma animação com a famosa música da turma do Balão Mágico!



  1. The Beatles - Yellow Submarine

No final da década de 60, Gerald Potterton trabalhou no longa animado dos Beatles, “Yellow Submarine” (1968), sendo o animador responsável por traduzir as canções e as aparências dos músicos.

O filme conta a história de Pepperland, um lugar pacífico, com jardins e coretos, a 80 mil léguas sob o mar. No entanto, o local é invadido pelos Malvados Azuis, que não toleram música, beleza ou felicidade, e transformam os habitantes em pedra. Um morador de Pepperland chamado velho Fred, consegue fugir num submarino amarelo e chega a Liverpool, onde pede ajuda aos Beatles.



  1. Gorillaz - Feel Good Inc.

Pra quem não sabe, o Gorillaz é uma banda virtual (sim!) criada no fim dos anos 90 pelo vocalista e líder do Blur, Damon Albarn, e pelo cartunista Jamie Hewlett. Um de seus clipes mais famosos é esse, e eu aposto que você já assistiu!



Estes são alguns dos clipes musicais feitos com animação, sendo dois deles brasileiros: o do Péricles e da cantora Pitty.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais desse mundo que tem invadido também os clipes musicais!


15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page