top of page

A função do Diretor de Cinema e toda sua responsabilidade através da produção

Para ser um diretor, além da formação, você precisa entender que contar histórias é o que move o cinema.


Caroline Quincozes e Pedro Barcelos

Imagem: Reprodução

O cargo de um Diretor de Cinema é conhecido por muitos, mas você realmente sabe qual é o papel do diretor em uma produção cinematográfica? A gente te explica!


A função de um diretor abrange todos os estágios da produção de um filme, desde sua pré-produção até conclusão, aprimorando o processo por meio de suas escolhas criativas e narrativas e conduzindo o time para colocar em prática sua visão da obra.


Com isso, ser um bom líder é crucial, pois além de escolher os profissionais da equipe, o diretor também é responsável por difundir suas ideias, fazendo com que o time siga a mesma linguagem e trabalhe de maneira coerente. Vale salientar que saber comunicar o que você quer, para que outros profissionais entendam o conceito, se une à importância de também saber ouvir.


Nem tudo é fácil, uma das maiores dificuldades de um diretor é lidar com imprevistos no processo de produção. Esses eventos acontecem com muito mais frequência do que se imagina, com decisões sendo tomadas todos os dias, muitas vezes em situações inesperadas, é importante não comprometer o visual do filme e nem atrapalhar o andamento da produção.


Na pré-produção, o papel do diretor é a base para entregar o conceito do filme ao restante da equipe. Com todos os elementos envolvidos na arte, fotografia, som e narrativa, é ele quem comanda o roteiro, ensaia com os atores, determina as locações e ajuda no processo de decisão de tudo relacionado à narrativa.


Tudo sobre fazer um filme, direta ou indiretamente, é responsabilidade do diretor, desde a produção do roteiro até a captação de recursos. Passando pelos processos de filmagem e pós-produção, cada detalhe é de autonomia do diretor.


Durante a fase de pós-produção, o diretor do filme é quem trabalha com editores e profissionais de mixagem e correção de cores para dar continuidade ao trabalho de pré-produção iniciado. Ou seja, ele garante que as estruturas narrativas imaginadas e executadas sejam preservadas na montagem e finalização, enriquecendo a linguagem e os conceitos já desenvolvidos com outros profissionais, além de muitas vezes fazer parte do lançamento do filme e de sessões de apresentação para o público.


Ser um diretor é um trabalho de imensa responsabilidade, pois a produção final será marcada com seu nome, então cuidar de todos os detalhes com muito carinho é essencial. Não importa qual formação acadêmica você escolher, ter uma relação com o filme é imprescindível, então se essa é sua carreira de interesse, assista e participe do máximo de filmes que puder e abrace suas produções com o maior carinho possível, pois o resultado esperado poderá ser visto nos seus próprios filmes.


Com essa inspiração viemos fazer um convite para você que sonha em ser um diretor de cinema: A oportunidade acaba de chegar, um curso para formação de Diretores Gerais, TOTALMENTE GRÁTIS, promovido pela KineCom!!


Ele será realizado nos dias 11, 12 e 13 de outubro, das 18H às 19H, de forma online e com certificação garantida pela UFPel.


As inscrições já estão abertas e vão até o dia 11 de outubro. Garanta sua participação acessando: kinecom.org.


10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Alou, povo KineCom. Reforço aqui o aviso do Christian Lucas, membro da nossa comunidade! "Salve, pessoal! Me chamo Christian, sou egresso do curso de Composição Musical da UFPel e estou formando um gr

2023

bottom of page